entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Unimog é utilizado em larga escala nas enchentes na Europa

Seis unidades do off-road da Mercedes-Benz foram utilizadas em operações de limpeza e evacuação na Bósnia

18/07/2014 - MM Editorial / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Unimog é utilizado em larga escala nas enchentes na Europa

O caminhão especial Unimog U 5000 da Mercedes-Benz novamente evidenciou a sua incomparável aptidão para operações de socorro, atuando com eficiência sob a chuva pesada e as enchentes que assolaram a Bósnia em maio deste ano. As equipes de combate a desastres naturais do país tiveram que enfrentar inundação e destruição em larga escala devido às chuvas pesadas.

Os atributos consagrados do Unimog - como capacidade superior off-road, tração excepcional, flexibilidade de torção, capacidade de subida e de atravessar áreas alagadas até uma profundidade de 1,20 metro - foram essenciais para enfrentar esse desafio. Já a ampla distância do chão e o balanço dianteiro curto, com ângulo de entrada de até 44 graus, resultaram em vantagens cruciais, capacitando os veículos Unimog de emergência a atravessar trechos de lamaçal e superar obstáculos como entulho, pedras e troncos de árvores arrancadas.

Os equipamentos dos Unimog demonstraram ser igualmente importantes, com grandes bombas, gruas e sistemas hidráulicos poderosos para acionamento do equipamento pesado.

Juntamente com as gruas Hiab, gaiolas de trabalho, motosserras e guinchos, os veículos de emergência conseguiram operar de maneira totalmente autônoma no local, visando estabilizar o funcionamento da infraestrutura e abastecer a população com alimentos e água potável.

O Unimog da Mercedes-Benz conseguiu enfrentar situações muito críticas, atravessando corredeiras de até 1,20 metros de profundidade, removendo obstáculos volumosos e bombeando até 45.000 litros de água a cada minuto. Isso permitiu que os bombeiros penetrassem as áreas inundadas e executassem amplas medidas de salvamento e resgate. Como resultado disso, inúmeras pessoas conseguiram ser resgatadas de suas casas. As forças tarefa da Áustria também usaram seus veículos Unimog para dar valiosa ajuda nas evacuações em larga escala, tais como a desocupação da prisão de Orasje, o desvio de correntezas de água, a desobstrução de hidrovias e a abertura de canais.

Para os bombeiros, essa já é a segunda operação de socorro do ano na região dos Balcãs. Quando nevascas pesadas e tempestades de granizo deixaram uma trilha de destruição na Eslovênia, 150 bombeiros da Áustria rapidamente se deslocaram ao país vizinho com um comboio de 17 veículos Unimog U 5000. Eles ajudaram as forças de resgate locais da Eslovênia a atenuar os efeitos das tempestades extremas e grandes volumes de neve das regiões de Dravograd, Zreze, Kranj, Logatec, Postojna e Ceknica. "Nossos Unimogs U 5000 não tiveram nenhuma pane ou falha, se demonstrando confiáveis e trabalhando como relógios" afirmou Alexander Nittner, membro da Associação dos Bombeiros da Áustria.

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.