entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Vantagens ao adquirir um carro via consórcio

Prazo, valor e ausência de juros são algumas características em consórcios

05/04/2024 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Vantagens ao adquirir um carro via consórcio

Existem diversas maneiras de se adquirir um carro. E entre essas formas, uma das mais tradicionais é o consórcio, que há décadas é uma opção segura para quem busca ter um novo veículo na garagem. Ainda assim, muita gente possui dúvidas sobre se esta modalidade de compra é, de fato, vantajosa.

Pensando nisso, a gente mostra para você algumas vantagens que o consórcio traz ao cliente. Veja quais são elas:

Prazo e parcelas por sua conta

No consórcio, quem define o valor de crédito contratado, o prazo e o valor das parcelas é o cliente. Desta forma, o comprador pode fazer uma simulação e ver se as parcelas cabem no orçamento para, depois, fechar o negócio.

Não há juros

No consórcio, você não precisa arcar com uma taxa de juros. Existe o custo administrativo, que é composto por taxa de administração e fundo de reserva. Isso, porém, é diluído ao longo do período acordado. Os juros são menores em relação ao financiamento comum.

Possibilidade de compra à vista

“Mas se eu parcelo, como compro o carro à vista?”. Simples: o valor parcelado é para uma carta de crédito. Ao final do prazo contratado, a carta é entregue com o valor total da negociação, e permite ao comprador adquirir o veículo com um único pagamento, possivelmente ainda conseguindo algum desconto no valor.

Formas de contemplação

Uma das características do consórcio diz respeito a forma de contemplação, que pode ser através de sorteio ou de um lance. Na primeira, você pode contar com a sorte e garantir seu veículo, mesmo antes do final do prazo combinado para o pagamento. Mas, se você tiver uma parte do dinheiro guardada, você pode oferecer um lance para tentar antecipar a chegada do carro novo.

Garantia do poder de compra

Quando você garante uma carta de crédito, ela acompanha o valor de eventuais reajustes promovido

s por fabricantes. Isso garante a manutenção do poder de compra e impede que você perca o dinheiro com um eventual aumento do preço do carro que você deseja adquirir.

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.